terça-feira, 29 de maio de 2018

SALVE, SALVE MEU REI, TUDO MASSA AÊ?


APRESENTA:
GUIA BÁSICO DE SOBREVIVÊNCIA INTELECTUAL


Músicas oração

Salve, salve meu rei, tudo massa aê?

Rapaz eu tenho ouvido tanta meninada pelas ladeiras de Botucatu a me dizer: ‘’Ô seu Pedrito, canta aquela da sua terra, que parece uma oração de tão bonita’’.

Oxê menino, não sou cantor não, às vezes brinco de cantador, recorrendo quase sempre aos sambas dos conterrâneos de Recôncavo baiano, dos meus parceirinhos soteropolitanos, toda aquela turminha boa do nosso nordeste cheio de axé e arte!

Nosso poetinha, o capitão do mato Vinícius de Moraes, já dizia que um bom samba é uma forma de oração e é desse tipo de música boa que vou assuntar com você.

Eu tô é chamando de ‘’música-oração’’ aquelas que a gente quando ouve se sente tomado por completo, daquele momento que não queremos que acabe nunca mais. Pode ser acompanhada na palma da mão, naquele coro igual de trio elétrico, com o coração batendo mais forte que tambor de Olodum, aquele lance tribal mesmo. Mas pode ser um encontro com o sagrado, o místico, a conexão por dentro das entranhas de nossa intimidade, com a fundura do cerne do afeto.

Mas como bom baiano, falo a partir da mistura, do sincretismo, desse caldo que não se aponta para nenhuma religião ou crença, que toca certeiro qualquer coração avexado. Como meu amigo paraibano Chico César cantou com seu ‘’guru’', que pra ser boa praça, pra ser massa de verdade, nada de massificar o axé de ninguém.

E de belezura de música-oração a gente pode é listar quase uma enciclopédia inteira. Pois é tanta lindeza que fico aperreado de ter que escolher uma só. Pra você ter uma ideia meu rei, tem o nosso mestre Gilberto Gil, que fez um disco inteirinho só com preciosidades, corra lá e escute ‘’Gil Luminoso’’ e se tu não sentir um calor no coração, o próximo acarajé é por minha conta.

Mas se é de coragem que a vida nos pede, vou tomar a minha dose e escolher apenas uma, de Raulzito, que pouca gente conhece, mas quando toca só vejo a meninada acompanhando na palma da mão. É dessas raridades, como tesouro encravado na rocha, que me deu vontade de cantar pra você:

Ê, meu pai
Olha teu filho meu pai
Ê, meu pai, olha teu filho meu pai
Ê, meu pai, ajuda o filho meu pai
Quando eu cair no chão segura a minha mão
Me ajuda a levantar para lutar
Se o medo da loucura nessa estrada escura
Me afastar da luz que me conduz
Seu eu me sentir sozinho ou sair do caminho
E a dor vier de noite me assustar.
E por aqui fica meu axé, meu desejo de proteção a todos nós e de muitos outros novos encontros por aqui!

Abre-te-sésamo
CBS – 1980

Seu Pedrito é um baiano arretado, que já compôs alguns sambinhas. ‘’Com umas e outras na cabeça eu vou cantar, eu vou cantar, para esquecer essa vida saí de baixo tão ruim’’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Última postagem

BATE PAPO COM RENATO FERNANDES