sábado, 16 de junho de 2018

BATE PAPO COM CAUÊ TAMBURINI


Dando continuidade ao BATE PAPO COM...

A entrevista da vez é com o Cauê, professor de História, Literatura e História da Arte. 

Ilustração: Victoria Rodrigues 

1. Qual a sua expectativa para esse ano de 2018?
‘’Este ano anda sendo cheio de surpresas, mas minhas expectativas continuam as mesmas desde o começo dele: no campo profissional, quero dar o melhor de mim em todas as aulas que planejo e leciono, e também nos estudos que desenvolvo para o mestrado; já no campo da vida quero cultivar amor e alegria, um dia de cada vez, nessa travessia, comigo mesmo, no meu namoro, com minha família, amigos e até com vocês, alunos. Precisamos de alegria e amor para trabalharmos bem e termos um ano produtivo de aprendizagem. Há coragem e sabedoria no amor e na alegria’’.

2. Como é seu método de ensino?
‘’Meu método de ensino é uma simples permuta de conhecimentos através do diálogo entre nós. Pessoalmente creio que quando professores e alunos conseguem conversar sem se ater a hierarquias ou ao mito de um ser detentor de todo o conhecimento enquanto o outro só é uma construção coletiva de saberes. A ciência é feita colaborativamente. A aulas idem. Além disso, gosto de usar de recursos como a lousa para resumos, cadernos de anotação para não esquecer pontos importantes das matérias e imagens para ilustrar, ajudando a apreender História e Artes, sem falar em trechos de poemas e prosas para Literatura''.

3. Como você lidou com a pressão pré-vestibular?
‘’Num primeiro momento foi complicado, mas aí aceitei a inevitabilidade da prova e resolvi não dar ouvidos à pressão. Foi fácil fazer isso depois que comecei a respeitar meu próprio corpo e desenvolvi uma rotina que seguisse meu ritmo e não os dos outros. Outra coisa que me ajudou foi encaixar momentos de lazer e prazer para relaxar''.

4. Na sua opinião, qual a melhor forma de se concentrar na hora dos estudos?
‘’Na minha opinião, não há segredo: senta, foca e estuda. Porém sei que, nessa geração de vocês, bombardeada 24h por informações e com um cotidiano frenético cheio de tarefas, é mais fácil falar do que fazer. Então diria que vocês precisam primeiro ter em mente que qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, pode ser aprendida. Nada é impossível de se compreender. Não deixem um problema com determinada matéria lhes desmotivar. Usem-no como motivação. Não se limitem, jamais, nem deixem que o mundo limite vocês. Sejam curiosos, sempre. Sempre se indaguem sobre tudo. A partir daí adquirindo prazer pelos estudos e pelos desafios que eles trazem, se concentrar será algo tão automático e gostoso que vocês nem irão notar o tempo passar’’.

5. O que te levou a seguir a profissão de professor?
‘’Especialmente três coisas me motivaram a ser professor: a curiosidade, que me impulsiona a estudar; a vontade de conhecer coisas novas ao ensinar a aprender com meus alunos; e por último, sendo extremamente importante, o prazer de ajudar vocês nessa caminhada em busca de realizar seus sonhos’’.

6. O que te inspira?
‘’O que me inspira é saber que, apesar de tudo que ocorre no mundo afora e em nosso dia a dia, ainda estamos aqui, com uma dose de poesia, com coragem e espírito de luta, e um sorriso no rosto para encarar o que der e vier’’.

7. Indique, 1 música, 1 filme e 1 livro.
-Música: ‘’Conheço o meu lugar’’ de Belchior.
-Livro: ‘’Cem anos de solidão’’ de Gabriel García Márquez.
-Filme: ‘’Peixe Grande e outras histórias’’, dirigido por Tim Burton.

8. Você sempre teve certeza da faculdade que queria prestar?
‘’Não tive. Como gosto de todas as matérias, já pensei em fazer tudo quanto é curso. Então cogitei com carinho, por uns períodos, em prestar física, arqueologia, biologia com enfoque em paleontologia, medicina, direito, letras, filosofia, ciências moleculares, farmácia, engenharia náutica ou espacial. Até um curso de criminalística, para trabalhar como detetive, passou pela minha cabeça!’’.

9. Deixe um recadinho para os alunos!
‘’Nunca se esqueça: nesse poderoso espetáculo que é a vida, cada um de vocês pode contribuir com um verso. Descubram suas próprias canções, cantem elas a plenos pulmões e façam as próprias fundações do universo saberem quem vocês são’’. 

Até a próxima <3
Verônica Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Última postagem

BATE PAPO COM RENATO FERNANDES