quarta-feira, 5 de setembro de 2018

BATE PAPO COM TOMÁS VOLPI

A entrevista de hoje é com o Tomás, professor de Geografia. 

Ilustração: Victoria Rodrigues

1. Qual a sua expectativa para esse ano de 2018?
‘’2018 apareceu como um ano marcado por duas expectativas principais: Copa do Mundo e eleições. A primeira já terminou em frustração (rs), vamos aguardar a segunda. A expectativa está alta para uma eleição que restabeleça a ordem democrática e um mínimo de desenvolvimento socioeconômico. No plano pessoal a gente cria um monte de expectativas. Mas, já chegando em setembro, sobra a expectativa de se sentir, como diria Belchior, apesar de muito moço, são e salvo e forte’’.

2. Como é seu método de ensino?
‘’Meu método de ensino é procurar me expressar para as pessoas que estão à minha frente e não para as paredes ou cadeiras. A gente busca incluir alguma coisa que tenha visto ou pensando no dia, alguma coisa que saiba que está na cabeça dos alunos, algum espaço para o imprevisto. Essa forma de comunicação, que é o ensino, é difícil porque a gente não pode abrir mão do papel de centralizador. Isso para poder ajudar os alunos a enfrentarem o conhecimento instituído, que irá aparecer nos vestibulares. Fora isso, o método é tentar, tentar e tentar de novo, assim acredito que todo mundo vai podendo tirar alguma coisa para sua própria construção’’.

3. Como você lidou com a pressão pré-vestibular?
‘’Olha, sinceramente não sofri tanto com a pressão pré-vestibular. Isso quando eu estava prestando. Estou sofrendo mais de ansiedade por causa de vocês, alunos (rs)!’’.

4. Na sua opinião, qual a melhor forma de se concentrar na hora dos estudos?
‘’Para se concentrar na hora de estudar eu recomendaria partir para o momento de estudo com uma certa cerimônia. Ter o lugar certo, a hora certa e a atitude certa. Para mim, por exemplo, funciona parar de ficar enrolando em casa, tomar um bom banho, ir até uma biblioteca e ficar lá por umas 2, 3 ou 4 horas. Tome bastante tempo, deixe as ideias circularem pela cabeça, não precisa estar concentrado na matéria o tempo todo. A hora que você vê, as palavras dos livros e as coisas que acontecerem na sua semana estão juntas na sua cabeça tentando fazer você compreender as matérias’’.

5. O que te levou a seguir a profissão de professor?
‘’A profissão de professor surgiu (recentemente e depois de muito bater a cabeça) como uma harmonia entre vontade e vocação. Achar o vento certo para meu barquinho’’.

6. O que te inspira?
Sobre o que me inspira, cito Oswald de Andrade:
''A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo’’.

7. Indique 1 música, 1 filme e 1 livro.
-Música: Summertime – Louis Armstrong e Ella Fitzgerald.
-Filme: Amarelo Manga.
-Livro: Cem Anos de Solidão.

8. Você sempre teve certeza da faculdade que queria prestar?
‘’Não, muito pelo contrário! Comecei História e Relações Internacionais, pensei em mil outras, só fui achar a Geografia por sorte (e insistência)’’.

9. Deixe um recadinho para os alunos!
Galera, a humanidade ainda não inventou nó que não possa ser desfeito. Se está difícil, tem ajuda. Tamo junto, com muita alegria. Abração!’’. 

Até a próxima <3 

Verônica Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Última postagem

BATE PAPO COM RENATO FERNANDES