terça-feira, 25 de setembro de 2018

BATE PAPO COM RENATA CAMPAGNER

A entrevista de hoje é com a Renata, professora de Português. 

Ilustração: Victoria Rodrigues

1. Qual a sua expectativa para esse ano de 2018?
 ''Este ano, já consegui realizar algumas coisas que eu estava planejando e agora minha maior expectativa está nos resultados das eleições do nosso país''.

2. Como é seu método de ensino?
''Sinceramente não sei se adoto método específico. Depende do assunto, do público e de vários outros fatores para que eu adote não um método (considerando que método não atinge a variedade do aluno), mas uma postura, que varia e que sofre metamorfose no tempo urgente''.

3. Como você lidou com a pressão pré-vestibular?
''Formada no Estado, fiz dois ensinos médios concomitantes, sendo um técnico em nutrição e outro regular. Isso me ajudou a estudar bastante. O normal era estudar 6 horas e eu estudava 12, além de ter mais dever, mais provas. Quando concluí o médio regular, ainda fiz mais um ano do técnico e estudei em casa os conteúdos do vestibular. Prestei o vestibular e não passei. Então fui trabalhar no Rio e lá depois de 1 ano, prestei novamente. Fui selecionada para o transporte gratuito e durante a faculdade também sofri pressão e tive que estudar mais ainda''.

4. Na sua opinião, qual a melhor forma de se concentrar na hora dos estudos?
''Concentrar-se é muito individual. Eu me concentro facilmente com barulho, música, televisão, conversas, mas canso rápido e tenho que fazer pausas regulares. Além disso, comer uma fruta ou uma castanha, também me ajudam a ficar por mais tempo concentrada''.

5. O que te levou a seguir a profissão de professora?
''Sempre brinquei, quando criança, de escolinha e isso nasceu comigo. Amo a escola desde que a conheço. Tive professores bons, mas tive outros que inspiravam, conseguia sentir que amavam o que faziam. Ser professora não é uma escolha nossa, acredito. Nascemos professores!''. 

6. O que te inspira?
''Poesia, literatura, arte! Através da linguagem poética consigo enxergar o mundo''.

7. Indiquei 1 música, 1 filme e 1 livro.  
-Música: Preciso me encontrar – Carlota.
-Filme: Auto da Compadecida e Central do Brasil.
-Livro: A Rosa do Povo – Carlos Drummond de Andrade e Dom Quixote de La Mancha – Miguel de Cervantes. Foi um dos primeiros personagens clássicos que conheci e com ele abri meus horizontes aprendendo a ver o mundo diferente, entre o sonho e a realidade.

8. Você sempre teve a certeza da faculdade que queria prestar?
''Não, primeiro pensei e tentei Ciências Sociais. Depois comecei a estudar mais o Português e ler mais obras clássicas da literatura, assim me apaixonei pelo curso de Letras. Quando conheci a ABL no Rio de Janeiro, saí e não tive mais dúvidas. Amei o curso desde o primeiro dia de aula''.

9. Deixe um recadinho para os alunos!
''O mais importante é sempre pensar se você fará algo e colocar sua energia com amor, você irá chegar ao seu objetivo. Quando você está confiante, se algo não dá certo, você não se decepciona. Faça cumprir o que deseja e não conte com a sorte, porque ‘’sorte’’ é para aqueles que nada fazem, aqueles que buscam não precisar contar com infortúnios''.

Até a próxima <3 

Verônica Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Última postagem

BATE PAPO COM RENATO FERNANDES