quinta-feira, 15 de junho de 2017

O Impressionismo e a fotografia da luz


       Na última Terça (13/06), durante a aula de História da Arte e da Literatura, os alunos do período integral foram convidados a viver uma experiência semelhante à vivida por artistas impressionistas: o registro das manifestações da luz, em suas diversas formas. 
      Mas, se os impressionistas faziam esses registros através de pinceladas rápidas e certeiras, nossos alunos puderam utilizar a câmera fotográfica para registrar o instante em que a luz, natural ou artificial, produziu contrastes, sombras, contra-luzes, reflexos e outros efeitos bastante interessantes. Dessa maneira, a moçada pôde experimentar o desafio que os impressionistas propuseram a si próprios: observar, perceber e retratar o resultado da ação da luz sobre as cores, linhas, formas, planos e texturas da natureza, das pessoas e das construções. 
    O tempo instável do período da manhã parecia um obstáculo à realização do trabalho, mas, supreendentemente, acabou tornando-se favorável à composição de cenários que, sujeitos a aberturas e fechamentos do céu e ao piso molhado, renderam ótimas fotos! Após realizados esses exercícios, as fotos foram compartilhadas através do Whatsapp e puderam compor uma minimostra ao final da aula. Muitas dessas fotos serão utilizadas na próxima aula, teórica, sobre Impressionismo, sendo apresentadas lado a lado com pinturas emblemáticas desse movimento artístico.

Alex  Castro





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Última postagem

BATE PAPO COM RENATO FERNANDES